quinta-feira, 14 de abril de 2011

Programa que democratiza acesso ao ensino técnico está pronto para vigorar

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: Educação tecnológica, PNE, ministro


São Paulo – O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 13, em entrevista coletiva em São Paulo que uma das marcas de governo será o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), conjunto de ações voltado para democratização do acesso à escola técnica. Ele afirmou que o programa terá várias possibilidades de oferta, com ênfase no ensino técnico público, mas também na formação profissional para o trabalhador e beneficiários de programas de transferência de renda.

“Envolverá várias instituições públicas, bolsas e financiamento, as mesmas soluções clássicas dada ao ensino superior, com são o ProUni [Programa Universidade para Todos], Reuni [expansão das universidades federais], Fies [financiamento ao estudante], Universidade Aberta”, explicou ele. O ministro disse que o programa deve sair depois que a presidenta Dilma Rousseff voltar da China. “Já esta em análise econômica. Assim que ela tomar a decisão, já esta pronto para anúncio.”

O ministro também esclareceu sobre a diferença dos projetos da Lei de Responsabilidade Educacional e do Plano Nacional de Educação (PNE). “A Lei de Responsabilidade Educacional não tem prazo determinado. O PNE tem. Como colocar uma dentro da outra? Do ponto de vista de técnica legislativa é um equívoco; por outro lado, não tem como misturar duas temporalidades no mesmo projeto. Encaminhamos no mesmo dia, mas são dois projetos separados.”

Sobre o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) a ser aplicado na educação, Haddad disse que o que importa é atrelar investimentos a metas. “Antes, havia metas, mas não havia meios, este foi o grande nó da legislação anterior. O plano atual tem um equilíbrio entre as metas e os recursos para cumpri-las”, afirmou o ministro.

Haddad lembrou que a presidenta Dilma se comprometeu antes das eleições com o percentual de 7%, previsto no PNE, cujo projeto está em discussão no Congresso.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Número de graduados triplicou nos últimos dez anos, diz ministro

Educação superior

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Republicada com acréscimo de informações
Palavras-chave: universidade, modernização, UFRN


Natal — “A modernização da universidade brasileira corresponde ao avanço da educação, nos padrões da evolução detectada pelos organismos internacionais, que colocaram o país como um dos três que mais avançaram na última década”. A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao desembarcar na manhã desta segunda-feira, 11, em Natal. O ministro está na capital potiguar para proferir palestra na Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e inaugurar instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado.

De acordo com Haddad, apesar de determinados setores da sociedade insistirem em afirmar que a educação não acompanha o desenvolvimento econômico do país, o número de estudantes formados por ano na educação superior é o triplo do que se formava há dez anos (950 mil contra 350 mil). “O governo federal investe de forma sólida e constante na modernização e na ampliação do ensino superior nas universidades federais”, sustentou o ministro. “Dobramos as vagas de acesso, ampliamos a proporção de estudantes por função docente e investimos em inovações pedagógicas como os bacharelados interdisciplinares, entre outras ações.”

Na palestra que proferiu no seminário Motores do Desenvolvimento, na reitoria, Haddad informou que as universidades federais potiguares — UFRN e Universidade Federal Rural do Semiárido — estão conectadas e que o desenvolvimento da região Nordeste passa pela geração de mão de obra qualificada e pelo desenvolvimento de projetos de resgate da enorme dívida que o país tem com a região. “Não basta fazer a economia crescer. Nós já vivemos essa experiência no passado”, destacou. “É preciso crescer com a sustentabilidade da educação.”

Orçamento — Quanto ao orçamento da educação, o ministro assegurou ser intocável tudo o que foi comprometido em termos de docentes, técnicos e obras na esfera do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Quando há prioridade e vontade política, as universidades e institutos federais respondem aos desafios que o país precisa superar”, disse, ao participar da inauguração da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN.

Haddad salientou ainda que o Ministério da Educação registra hoje cerca de 3,5 milhões de metros quadrados de obras. “O equivalente a 500 desses pavilhões de sete mil metros quadrados que estamos inaugurando agora”, disse.

Universidades públicas elaborarão itens para a prova do Enem

Fonte: Assessoria de comunicação do Inep/MEC



Inserir universidades no processo de montagem de suas provas, aumentar o número de itens do Banco Nacional de Itens (BNI) em menos tempo e transferir às universidades públicas conhecimentos sobre avaliações em larga escala. Com esses objetivos, o Inep lançou chamada pública convocando instituições públicas de educação superior interessadas em elaborar e revisar itens para a prova do Enem.

O Enem é composto por uma redação e quatro provas, cada uma de uma área do conhecimento: matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias. Cada prova é composta por 45 itens. O ideal é que o BNI tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.

A chamada pública foi publicada na edição de ontem (28 de março) do Diário Oficial da União e estabelece que as instituições públicas – municipais, estaduais ou federais – interessadas em participar do processo se cadastrem no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao. O período para cadastramento é do dia 30 de março ao dia 15 de abril.

Após o cadastramento, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho.

Após assinatura de termo de sigilo e compromisso, a instituição deverá capacitar elaboradores e revisores de itens – que deverão ser servidores ativos, na área de docência ou pesquisa. Eles irão elaborar os itens segundo a demanda do Inep e, após a conclusão do trabalho, enviar o conjunto de itens elaborados e revisados.

Esses itens serão, então, submetidos a revisão pelo Inep e, posteriormente, a pré-testagem. Apenas depois disso estarão prontos para compor o Banco Nacional de Itens.

Em breve começarão as inscrições Enem 2011.


Em breve começarão as inscrições Enem 2011, o Exame Nacional do Ensino Médio. No começo o Enem servia de base apenas para medir o nível de conhecimento dos estudantes que terminavam o ensino médio, mas nos últimos anos fazer o Enem, é ficar mais proximo da porta de entrada na faculdade seja para qualquer estudante, principalmente aqueles de baixa renda, conseguir ingressar na rede superior de ensino, seja através de uma universidade pública ou uma faculdade particular.
Nos últimos anos, as provas do Enem foram marcados por alguns erros que acabaram manchando a credibilidade do Exame, apesar disso o Exame ainda é o melhor caminho para o estudante adentrar num curso superior, se você pretende fazer o Enem 2011 saiba que as inscrições, assim como a prova, ocorrerão no segundo semestre de 2011, até o momento não foi definida data exata pra o exame, mas assim que confirmado o período de Inscrições Enem 2011 as mesmas poderão ser feitas no site oficial do Enem, em enem.inep.gov.br.
Você que pretende realizar o Enem 2011 fique atento ao período para realizar a sua inscrição. A inscrição para quem está terminando o ensino médio na rede pública é gratuita, não fique de fora, faça sua inscrição para o Enem 2011 e conquiste uma vaga gratuita no ensino superior, seja através do ProUni 2012 ou Sisu 2012.

UFMT abre inscrições para curso de oratória

Redação 24 Horas News


Estão abertas as inscrições para o curso “Técnicas em Oratória”. Os interessados devem acessar o site da Fundação Uniselva e realizar a inscrição até o dia 10 de maio. São ofertadas 30 vagas por turma.
O curso prevê uma parte teórica e exercícios práticos. A programação inclui questões ligadas a como usar o microfone, obter boa modulação, lidar com o nervosismo e o "branco", desenvolver um tema, dentre outras.
Com uma carga horária de 50h/aulas, o curso será ministrado aos sábados, das 8h às 12h (turma matutino) e das 14h às 18h (turma vespertino), no período de 14 de maio a 16 de julho, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O valor do investimento é de R$ 300,00.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615.8002 e 3615.8003 ou pelo e-mail tecnicasemoratoria@ufmt.br

ESCOLA TÉCNICA DE RONDONÓPOLIS DIVULGA CONCORRENCIA E LOCAIS DAS PROVAS.

As inscrições para os novos Cursos Técnicos, ofertados pela Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, encerraram-se no dia 31 de março e apresentaram os seguintes números:


Total de inscrições: 2231


Concorrência geral: 7,97 candidatos por vaga.


Concorrência por curso, em ordem decrescente:
Edificações (12 candidatos por vaga)
Meio Ambiente (10,32 candidatos por vaga)
Agricultura (9,67 candidatos por vaga)
Informática Noturno (8,82 candidatos por vaga)
Administração (7,67 candidatos por vaga)
Informática Vespertino (4,45 candidatos por vaga)
Hospedagem (2,75 candidatos por vaga)


CLICK AQUI PARA VER O LOCAL DE SUA PROVA