quarta-feira, 15 de junho de 2011

Professores de institutos federais param nesta 4ª e 5ª em todo o País

Está programada uma paralisação nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) para os professores universitários de institutos federais de todo o País. O Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) enviou uma carta para o ministro da educação, Fernando Haddad, com pedido de melhores salários e condições de trabalhos, entre outras reivindicações.
Em São Paulo, o manifesto é também contra as más condições das instalações do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e a carga horária extra estabelecida pela reitoria, que estaria sobrecarregando os 300 professores. Para o movimento, isso impede que aqueles sem dedicação exclusiva trabalhem em outras instituições, além de dificultar a preparação das aulas. Uma carta aberta dos alunos apóia o movimento.

Na quinta-feira (16), uma assembleia em São Paulo define se a greve continua. Em Brasília, uma passeata começa às 9h ao lado da Catedral Metropolitana.

Greve dos funcionários
A greve de técnicos administrativos já chegou a 35 universidades federais desde que foi deflagrada há uma semana. De acordo com a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras), ainda não há um levantamento sobre o percentual de servidores parados.

A federação pede que o piso da categoria seja reajustado em pelo menos três salários mínimos. De acordo com a coordenadora-geral da entidade, Léia Oliveira, hoje os servidores recebem R$ 1.034. Uma das reivindicações é que a próxima Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já traga a pevisão do reajuste.

As negociações com o Ministério do Planejamento foram suspensas desde a deflagração da greve e, de acordo com a instituição, não há previsão de nova reunião para discutir a pauta de reivindicações. O risco, no caso de uma greve prolongada, é de que o início do próximo semestre fique comprometido, já que não há como processar as matrículas se as áreas administrativas estiverem fechadas.

*Com informações de Amanda Cieglinski/Agência Brasil

Inscrições no Sisu começam nesta quarta-feira

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada), gerenciado pelo Ministério da Educação, abriu nesta quarta-feira as inscrições para vagas em universidades federais com base na nota do Enem 2010.

Até domingo (19), os candidatos podem se inscrever para concorrer a 26.336 vagas em 48 instituições. Todos os cursos começam no segundo semestre de 2011.

As inscrições devem ser feitas no site do Sisu. Nos cinco dias, o sistema funcionará das 6h às 23h59.

O acesso será feito com o número de inscrição e a senha do Enem 2010, que pode ser recuperada no site.

Na inscrição, é possível escolher dois cursos e selecionar um deles como primeira opção. O candidato também pode escolher concorrer às vagas reservadas a ações afirmativas.

Ao final de cada dia, é divulgada a nota mínima para aprovação, que pode mudar até domingo. Nesse período, os candidatos podem alterar as suas opções.

Por isso, o MEC recomenda que os candidatos acessem o sistema diariamente para verificarem se sua nota é suficiente para ingressar no curso pretendido.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso. Serão feitas duas chamadas.

Os candidatos selecionados em primeira opção não serão convocados na chamada seguinte, mesmo que deixem de fazer a matrícula e percam a vaga.

Ao final das duas convocações, caso ainda haja oportunidades abertas, haverá uma lista de espera gerada pelo sistema.

Os candidatos não aprovados em primeira opção, em nenhuma das chamadas, devem manifestar interesse por essa lista entre os dias 2 e 7 de julho.