quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ampliação de bolsas para o exterior terá como alvo o doutorado e a "graduação-sanduíche"

BRENO COSTA
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA


A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje que o governo federal tem a "disposição" de conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes brasileiros até 2014.

O número representa um aumento significativo. Atualmente, de acordo com o ministro Fernando Haddad (Educação), são oferecidas cerca de 6.000 bolsas para o exterior por ano.

Sem entrar em detalhes, Dilma afirmou que a prioridade será para cursos na área de ciências exatas.

Também poderão ser beneficiados estudantes que queiram fazer uma parte da graduação no exterior. Essa foi uma das prioridades sugeridas pelo Ministério da Educação à presidente, que tomará a decisão final sobre a destinação das bolsas. A ideia do MEC é que o aluno de graduação, quando volta, agrega a experiência no exterior ao seu curso no Brasil, enriquecendo as aulas.

A outra prioridade sugerida pelo MEC é direcionar as bolsas ao doutorado em áreas estratégicas como engenharia e física. Essa foi a área enfatizada por Dilma em seu discurso.

"Vamos recorrer a um mecanismo que vários países do mundo recorreram, que é enviar brasileiros e brasileiras para fazer, ou de forma parcial, ou de forma completa, cursos no exterior, nas áreas de ciências, sobretudo de ciências exatas", disse a presidente durante discurso na abertura da primeira reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) de seu governo, no Palácio do Planalto.

O tema começou a ser tratado com mais profundidade no governo com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país, em março. Na ocasião, um dos acordos diplomáticos firmados entre os dois países foi um acordo de cooperação prevendo o intercâmbio de alunos e professores entre Brasil e EUA. O próprio Obama chegou a citar um número de 100 mil intercâmbios entre os dois países ao longo dos próximos anos.

Hoje, em seu discurso, Dilma também citou o número de 100 mil bolsas --25 mil além do prometido pela presidente. Esse montante seria alcançado por meio de colaboração do setor privado. Para uma plateia formada majoritariamente por empresários, Dilma fez um apelo à iniciativa privada.

"Queria fazer um convite e um desafio aos senhores: eu acredito que o setor privado pode comparecer com uma ajuda aos estudantes brasileiros e ao Brasil, de forma que nos permita chegar a 100 mil bolsas em 2014", disse.

Hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer idade; quer tentar?

Ligia Sanchez
Especial para UOL Educação
Em São Paulo


Experiências de programas de incentivo à leitura mostram que o primeiro passo é cativar o potencial leitor, o que se faz com uma proposta desafiadora. "Depois da aproximação, as pessoas são capazes de apreciar a leitura e se interessar por diferentes gêneros”, afirma Maria Alice Armelin, do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.


Para aqueles que acabaram criando aversão a ler, Silvia Colello afirma que é possível reverter este quadro com a própria magia da leitura. “Um exemplo foi o fenômeno que aconteceu há pouco tempo, da série de livros do Harry Poter, que atraiu milhões de crianças que não liam para a leitura. O importante é embarcar na grande aventura de ler”. Silvia é professora da Faculdade de Psicologia da USP e autora do livro “Textos em Contextos – Reflexões sobre o ensino da língua escrita".

Incentivo na infância é importante
Adquirir o hábito da leitura é um investimento a longo prazo, que se inicia muito cedo na vida das pessoas. "Sem prejuízo da atividade oral de se contar histórias sem livros, é importante ler para crianças desde muito pequenas. E não deve ser abandonada quando ela aprende a ler na escola", afirma a
A família tem papel crucial na formação do hábito de leitura. A maioria das pessoas que gostam de ler dizem que os pais foram quem mais as influenciou a tomar gosto pela coisa, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. “Isso nos leva a explorar a importância do exemplo, lendo na frente das crianças e para elas, mostrando os conhecimentos que foram adquiridos e a contribuição para sua formação profissional”, afirma Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro.

A pesquisa também mostra que as pessoas preferem ver TV, ouvir música ou simplesmente descansar em seu tempo livre. Como estimular a leitura em um ambiente dominado pela televisão, rádio e internet? Segundo Silvia Colello, a leitura não concorre com outras linguagens, é complementar. “Mesmo na TV aparecem coisas escritas. A leitura acaba enriquecendo e é enriquecida pelas outras linguagens, isso faz parte da pluralidade em que aparece no cotidiano.”

Ministro defende novo modelo para hospitais universitários

Ministro defende novo modelo


(Brasília, 26/04/2011) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, voltou a defender a adoção em todo o Brasil do modelo de gestão de hospitais universitários utilizado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA). “O modelo de gestão dos hospitais universitários está em crise desde a década de 80”, disse Haddad. “Os órgãos de controle exigiram do governo federal um novo modelo a ser adotado em todo o país.” Ele fez a afirmação em audiência pública conjunta das comissões de seguridade social e educação e cultura da Câmara dos Deputados, realizada na tarde desta terça-feira, 26.

Tramita no Congresso a medida provisória 520/2010, que estabelece a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH), uma empresa pública responsável pela gestão dos hospitais universitários. Vinculada ao Ministério da Educação, a nova empresa terá personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Os hospitais serão academicamente subordinados a universidades e administrativamente independentes.

De acordo com o ministro, o Brasil é o último país que mantém hospitais de grande porte sob a gestão de universidades. Haddad ainda ressaltou que a definição de um novo modelo de gestão dos hospitais universitários vai facilitar, inclusive, a criação de novas unidades.

O objetivo da criação da empresa pública é modernizar a gestão de recursos financeiros e humanos das instituições. De acordo com a medida provisória, a empresa terá como finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar e laboratorial à comunidade, assim como a prestação de serviços de apoio ao ensino e à pesquisa, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoal em saúde pública às instituições federais de ensino ou instituições congêneres.

Os 46 hospitais universitários são vinculados a 32 universidades federais. Responsáveis pela formação de grande número de profissionais médicos do país, essas instituições são, em muitos casos, a unidade hospitalar mais importante do serviço público em determinadas regiões. Cumprem papel importante na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que 70% das unidades são hospitais de grande porte com grande número de leitos e perfil assistencial de alta complexidade.

Questionado acerca de possíveis mudanças na medida provisória nº 520 de 2010, que propõe a criação de uma empresa estatal para gerir os hospitais universitários, o ministro da Educação, Fernando Haddad, se manifestou favorável a acréscimos no texto original. “No que se refere ao fato de o atendimento ser 100% para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de a empresa ser 100% pública, acredito que há pontos que podem ficar mais claros”, afirmou Haddad. Ele concedeu entrevista coletiva após o término da sessão conjunta das comissões de seguridade social e educação e cultura da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 26, em Brasília.

A intenção é que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A., instituição que é objeto da MP 520, seja estatal de direito privado, a exemplo do que acontece com a Caixa Econômica Federal e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A instituição seria responsável pela gestão financeira e de pessoal dos hospitais universitários, que continuariam submetidos academicamente às universidades. A MP está prestes a trancar a pauta da Câmara dos Deputados e deve ser votada em breve.

Financiamento – Durante a sessão conjunta, alguns deputados argumentaram que grande parte dos problemas dos hospitais universitários decorre da falta de financiamento, e não de má gestão. Haddad defendeu que tanto a gestão quanto o financiamento dos hospitais seja melhorada. “Sempre há espaço para melhorar a gestão e o financiamento. Até as empresas mais eficientes sempre podem melhorar”, opinou.

Pela MP 520, os hospitais teriam metas de desempenho a cumprir, tanto no que se refere ao atendimento de pacientes quanto no que se refere ao ensino e pesquisa.

Ouça o que Haddad disse sobre a tramitação do projeto no Congresso Nacional.

Reajuste salarial da Educação deve ser definido até sexta-feira

24horasnews.com.br

O reajuste salarial dos trabalhadores da rede estadual de ensino em Mato Grosso deve ser definido até esta sexta-feira (29). Esta é a previsão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, uma vez que o Grupo de Trabalho (GT) está analisando os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na audiência realizada nesta segunda-feira (25) à tarde.

A indefinição se deve à mudança na sistematização dos números referentes aos repasses, despesas e folha de pagamento por parte da Seduc. “Não foi possível fechar a questão já no primeiro encontro, mas os integrantes do GT estão analisando todos os dados”, informou o sindicalista. Por enquanto, a categoria só tem a inflação de 2010 garantida, algo em torno de 6%. É preciso obter ainda o índice de crescimento do Estado e, em cima deste valor, calcular o percentual possível que também contribuirá para o reajuste.

De acordo com Gilmar Soares, a intenção é levar uma proposta formal para a categoria analisar no próximo Conselho de Representantes, que ocorre no final de semana, a partir das 14h do dia 30 de abril, e durante todo o dia 1° de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A pauta de reivindicações protocolizada pelo Sintep/MT no dia 21 de janeiro deste ano junto à Seduc aponta o piso salarial de R$ 1.312,00.

Seduc entregará novos ônibus escolares dia 5 de maio

Redação 24 Horas News


Cerca de 273 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola que estão no Pátio do Cisc Planalto desde 2010, serão entregues no dia 5 de maio para todos os municípios de Mato Grosso.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), 272 veículos foram entregues no ano passado, e o critério para escolha dos municípios que vão receber o transporte é feito através de sorteio organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT). Uma segunda leva com 123 veículos será entregue no final de maio.

Os atrasos ocorreram por diversos motivos, entre eles uma notificação de adequação de segurança exigido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Na vistoria obrigatória que os veículos precisam passar antes de serem colocados à disposição dos estudantes, 49 dos 756 ônibus haviam sido reprovados, entre janeiro de 2010 e abril deste ano e tiveram que voltar para a fábrica para a manutenção.

Ao todo serão entregues 749 ônibus. Todos os municípios precisam de documentação regularizada para que o veículo possa ser levado para o município de destino. Os prefeitos e secretários municipais estarão em Cuiabá para efetuar a retiradas dos ônibus. Junto ao governador Silva Barsosa, eles terão que assinar um termo de compromisso e recebimento conhecido como “comodato”.

Alunos vencedores de concurso de redação sobre a dengue são premiados

Redação 24 Horas News


Alunos vencedores de concurso de redação sobre a dengue são premiadosA TV Centro América premiou ontem (26-04) os alunos vencedores do concurso de redação promovido pela emissora em parceria Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

O evento é uma ação de combate à dengue com objetivo estimular os estudantes na produção de textos que evidenciaram a compreensão da importância do envolvimento da comunidade para inibir a incidência da doença.

Denominado “Largada Contra a Dengue é coisa séria, sim senhor!”, o concurso foi lançado em fevereiro, envolveu 50 escolas e 25 mil alunos do Ensino fundamental de 9 a 14 anos.

Cada unidade de ensino participante realizou a pré-seleção das dez que se enquadraram nos critérios de criatividade e originalidade, respeito ao tema, coerência entre o a produção do trabalho e faixa etária do aluno, coesão e coerência e uso das regras gramaticais.

Os textos selecionados foram avaliados por uma equipe de estudantes de Letras da Universidade de Cuiabá (Unic), coordenados pela Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME).

Durante a cerimônia da de entrega dos prêmios, na TVCA, que teve representação de todos os segmentos envolvidos no projeto, o assessor pedagógico da SME, José Roberto Stopa, agradeceu a parceria e destacou as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela emissora. “Um grupo de comunicação conceituado, que se envolve em um trabalho dessa seriedade e repercussão, mostra seu compromisso com as questões importantes da sociedade”.

Stopa também salientou a mobilização das unidades de ensino ao estimular os alunos a participarem do concurso. “São 25 mil textos produzidos. Hoje temos 25 mil fiscais de combate à dengue. Vocês são os vencedores e as escolas também. Encerramos esse projeto com sucesso e com a certeza da missão cumprida”, concluiu.

Na avaliação do gerente de marketing da Rede Matogrossense de Televisão, Cícero Mariano Sá, os parceiros vestiram a camisa, colaborando nas diversas do processo. “Foram ajudas por meio de recursos ou de mobilização, como no caso da SME, que teve um trabalho gigantesco, que resultou nesse grande processo de conscientização. Já estamos planejando novas parcerias”.

Na premiação, os três ganhadores leram as redações e concederam entrevistas à emissora.A aluna da escola municipal Hélio de Souza Vieira, no bairro Praieiro, Vithorya Auxiliadora Alves da Silva, uma das premiadas, para construir o texto, ela buscou informações na internet. “Se bem que nem era preciso, pois toda hora temos informações na televisão. O legal é que ganhei o prêmio por meio da aprendizagem”.

A estudante também deixou um alerta para toda a população em um verso que está presente no final da redação. “Hoje é dia de conscientizar. Não deixe a água empossar para dengue evitar”.

Segundo a diretora da unidade de ensino onde Vithorya estuda, Norma Prates, o concurso provocou um movimento na escola entre equipe gestora, professores e alunos. “Incentivamos os alunos mostrando a importância de participar, pois a escola pública tem o potencial e sabemos disso. A Vithorya é uma vitória para nós”, finalizou com o trocadilho.As três melhores produções receberam um notebook e, as escolas dos alunos premiados, ganharam um computador.

Os alunos e escolas premiadas foram:

- Escola Municipal de Ensino Básico Deputado Ulisses Guimarães – Aluna Cíntia Elen Trantes da Silva

- Escola Municipal de Ensino Básico Hélio de Souza Vieira – Aluna: Vithorya Auxiliadora Alves da Silva

- Escola Municipal de Ensino Básico Alzira Valadares – Aluno: Paulo Estevão Siqueira San Martin

UFMT abre edital de intercâmbio com o exterior

Redação 24 Horas News


Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes que pretendem participar do Programa de Intercâmbio Internacional para Graduação (Piig). Para a inscrição se efetivar é necessário que a documentação chegue protocolizada até o dia 20 de maio na Assessoria de Relações Internacionais (ARI), até 17h30. A oportunidade é para nove universidades de quatro países – Bolívia, Portugal, Espanha e Alemanha.

Algumas Universidades oferecem benefícios, mas a função do Programa é apenas a viabilização do intercâmbio. Ou seja, os estudantes devem arcar com despesas de deslocamento, seguro saúde e estadia.

Para se inscrever é necessário, entre outras coisas, estar com a matrícula na UFMT em dia; estudar em curso de regime semestral ou comprovar que o intercâmbio não trará atraso para a conclusão do curso; ter coeficiente de pelo menos 6,5 e ter reprovado no máximo duas vezes; estar pelo menos no terceiro semestre no período do intercâmbio e passar o penúltimo semestre na UFMT e, no caso de cursos anuais, o antepenúltimo semestre.

Para realizar a inscrição é necessário levar os documentos e protocolizar no Casarão –Campus da UFMT em Cuiabá. Para os campi do interior, o processo deverá ser montado no setor de registro escolar e enviado via malote pelo curso. Os documentos devem ser entregues na ARI - Prédio da Reitoria - Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Bairro Boa Esperança, Cuiabá-MT - 78060-900 – até as 17h30 do dia 20 do mês que vem.

As vagas disponíveis são para as seguintes instituições:

Universidad Privada Del Valle (Bolívia)

Universidade Santiago de Compostela (Espanha)

Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)

Universidade de Algarve (Portugal)

Universidade de Lisboa (Portugal)

Universidade Friedrich Schiller (Alemanha)

Instituto de Pesquisa Zoológica e Museu Zoológico Alexander Köening Bonn, (Alemanha)

Universidade Técnica de Lisboa (Portugal)

Universidade do Porto (Portugal)

Leia a íntegra do Edital e acesse as fichas para inscrição no Portal da UFMT, Seção Editais, link “Seleção”.

UFMT contrata professor de psicologia

Redação 24 Horas News


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma vaga para professor temporário do Instituto de Educação (IE), campus de Cuiabá, na área de Psicologia/Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os candidatos devem ter graduação em Psicologia, e disponibilidade para trabalhar no regime de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas nos dias cinco e seis de maio. Os interessados deverão procurar a secretaria do curso de Psicologia/IE, campus de Cuiabá, das 9h às 11h e das 18h às 21h, munidos com documentação pessoal, curriculum-vitae documentado e declaração de não ter sido contratado por nenhuma instituição federal de ensino superior nos últimos 24 meses.

O processo de seleção será realizado nos dias nove e 10 de maio. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo e prova didática. O resultado será divulgado no dia 11 de maio, a partir das 14 horas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8439.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais de 13 mil candidatos se inscreveram para vestibular da Unemat e concurso CFO

Redação 24 Horas News


Ao todo 13.646 candidatos se inscreveram para o concurso vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso e para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CFO). Estão sendo ofertadas 1.800 vagas para ingresso nos cursos de graduação pela Unemat e outras 70 vagas para CFO.

As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 8 horas da manhã, horário de Mato Grosso, mas os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência. As provas ocorrem em 13 cidades de Mato Grosso: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra, além de Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças, que apesar de não possuírem campus da Unemat também são polos de prova.

A Unemat oferta semestralmente 1.800 vagas para ingresso em um dos 44 cursos de graduação em nível superior em 10 dos 11 campi da instituição, e 25% de todas as vagas disponíveis são reservadas para a política de inclusão e integração étnico-racial da instituição.

Os candidatos inscritos devem ficar atentos aos prazos previstos no edital, pois no dia 29 de abril a Coordenadoria de Concursos e Vestibulares divulga a relação de inscrições deferidas e indeferidas, e no dia 09 de maio, divulga os locais de realização das provas dos candidatos. As pessoas que necessitarem de atendimento especial durante a realização das provas tem até o dia 16 de maio para fazerem o requerimento conforme prevê o edital.

Para mais informações acesse: www.unemat.br/vestibular

Professores da UFMT vão parar por 24h no dia 28 de abril

Redação 24 Horas News


Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão parar por 24 horas no dia 28 de abril, próxima quinta-feira. Portanto, não haverá aula na UFMT.

A maioria das universidades federais do país também vai parar no dia 28, em estados como Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.

O movimento é uma reação contra o congelamento dos salários do funcionalismo federal até 2019, conforme prevê a MP 549, e contra a precarização do trabalho docente.

O ato tem a adesão de outras categorias do funcionalismo federal, que também serão prejudicadas pela MP 549.

Para marcar a paralisação do dia 28, conforme decisão de Assembleia Geral, a ADUFMAT S.SIND, que é o Sindicato dos Professores da UFMT, está articulando um ato público, a partir das 9 horas, na praça Alencastro, Centro de Cuiabá. A concentração está marcada para as 8h em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antiga Escola Técnica Federal (ETF), com caminhada até a praça.

“Vamos todos paralisar e ir ao ato. É o momento de mostrarmos nosso descontentamento”, convoca o presidente da ADUFMAT S.SIND., professor Carlinhos Eilert. Segundo ele, lutar por melhorias na Universidade Federal é lutar por um ensino superior de qualidade, público, laico e socialmente referenciado.

Os docentes estão se articulando para fazer forte campanha salarial este ano, por reajuste já e no intuito de incorporar as gratificações em uma linha única no holerite. Assim, não haverá essas perdas na aposentadoria.

Além de reajuste salarial, os professores cobram melhores condições de trabalho. Há uma reclamação generalizada com relação ao espaço de trabalho disponibilizado ao professor na UFMT e em outras federais, desde a ausência de sala e computadores até falta de equipamentos mais sofisticados, como os exigidos em laboratórios.

Os professores das universidades federais estão também lutando por um Plano de Carreira, Cargos e Salários, que foi apresentado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) ao Governo Federal, como contraproposta ao que já está tramitando no Congresso Nacional. Na visão dos professores, o plano elaborado durante o Governo Lula, ainda em trâmite, coloca em risco alguns pilares conquistados, historicamente, pelo Movimento Docente, como o regime de Dedicação Exclusiva e a produção intelectual socialmente referenciada, ou seja, a serviço da sociedade.

*Com informações da assessoria da ADUFMAT

Novo concurso do IFMT deve ofertar mais de 600 vagas

Redação 24 Horas News


Pelo menos 645 novas vagas para o Instituto Federal de Mato Grosso serão preenchidas por concurso público. A autorização do Ministério da Educação foi publicada em Diário Oficial, para professor de carreira de educação básica, técnica e tecnológica e técnico-administrativo em educação.

As vagas são para três níveis de classificação. Ao nível "C", são ofertadas para Mato Grosso 110 vagas. Ao "D", 340 e, ao nível "E", 195, segundo a publicação. A data e realização do concurso não foi divulgada e caberá aos dirigentes de cada instituto federal. Conforme a portaria, o provimento dos cargos será escalonado e está condicionado a existência de vagas na data de nomeação.

Em Mato Grosso, há campi do IFMT em Cuiabá ( sendo duas unidades ), Cáceres, São Vicente, Barra do Garças, Campo Novo dos Parecis, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda e Rondonópolis e, uma em Sorriso, em fase de implantação.

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA DE RONDONÓPOLIS


CLICK NO CURSO PARA VER A LISTA

ADMINISTRAÇÃO VESPERTINO

AGRICULTURA NOTURNO

EDIFICAÇÕES NOTURNO

HOSPEDAGEM NOTURNO

INFORMÁTICA VESPERTINO

INFORMÁTICA NOTURNO

MEIO AMBIENTE NOTURNO

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FAET oferece vaga para professor na área de Tecnologia

24horasnews



A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma vaga para professor substituto da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), campus de Cuiabá na área de Tecnologia. Os candidatos devem ter graduação em Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e disponibilidade para trabalhar em regime de 40 horas semanais, nos 3 períodos.

As inscrições podem ser feitas hoje (25) e amanhã (26). Os interessados devem procurar a secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, das 8h30 às 17h30, munidos de documentação pessoal, curriculum-vitae documentado e declaração de não ter sido contratado por nenhuma instituição federal de ensino superior nos últimos 24 meses.

O processo de seleção será realizado nos dias 27 e 28 de abril. Os candidatos serão avaliados por meio de prova didática e análise de currículo. O resultado será divulgado no dia 29 de abril, a partir das 15 horas.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8774.

Candidatos ao vestibular Unemat e CFO devem pagar taxa de inscrição até esta segunda-feira

Redação 24 Horas News


Os candidatos a uma das 1.800 vagas de ingresso ao ensino superior pela Universidade do Estado de Mato Gorsso e a uma das 70 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros têm até esta segunda-feira (25.04) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O não pagamento do boleto bancário implica na não efetivação da inscrição nos concursos públicos.

As inscrições puderam ser feitas até o dia 19 de abril pela internet, mas devido ao feriado bancário em decorrência da Semana Santa, a Coordenadoria de Concursos e Vestibulares da Unemat decidiu prorrogar o prazo para o pagamento até esta segunda-feira a fim de facilitar o acesso dos candidatos.

Das 1.800 vagas oferecidas pela Unemat para ingresso em um dos 44 cursos superiores de graduação, 25% são reservadas para candidatos cotistas. As provas serão realizadas em 13 cidades de Mato Grosso, sendo que em 10 delas a Unemat oferta cursos para ingresso por meio do vestibular: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colider, Juara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangara da Serra. Também haverá provas nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças como forma de facilitar o acesso do candidatos.

As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 8h da manhã, horário de Mato Grosso, mas os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência.

Os valores das taxas de inscrição são de R$ 80,00 para o vestibular da Unemat e de R$ 120,00 para o CFO

MEC aumenta prazo para estudantes concluírem curso com ProUni

Folha de S.Paulo


O Ministério da Educação (MEC) aumentou o prazo para que os estudantes bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos) possam concluir o curso de graduação.

O prazo passa de uma vez e meia a duração do curso para duas vezes, segundo a resolução, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira.

O bolsista de um curso de quatro anos, por exemplo, que antes teria seis anos para se formar, passa a ter oito para terminar o curso.

A medida dá ao estudante que eventualmente não consiga terminar o curso no tempo regular --por necessidade de trancamento ou outros motivos-- o direito à bolsa até a conclusão dessa etapa dos estudos.

Segundo a portaria, para o estudante que obtém a bolsa em curso no qual já esteja matriculado, o período cursado antes da concessão do benefício será deduzido do prazo total que, pela nova regra, ele terá para concluir a graduação.

O ProUni foi criado em 2004 e oferece bolsas integrais e parciais a estudantes em instituições particulares de educação superior. Desde então, de acordo com o MEC, 863 mil estudantes foram contemplados com bolsas de estudos.

Abertas as inscrições para o processo seletivo da Secitec em Barra do Garças

Redação 24 Horas News


Estão abertas nesta segunda-feira (25.04) as inscrições do processo seletivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), unidade Barra do Garças (515 km de Cuiabá). A Escola Técnica oferece 280 vagas divididas em sete cursos técnicos, com duração média de um ano e seis meses a dois anos.

Para 2011 a unidade educacional oferece os cursos técnicos de Nível Médio em: Meio Ambiente, Vendas, Segurança do Trabalho, Saúde Bucal, Enfermagem, Guia de Turismo e Edificações. Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ter concluído, estar cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio. Para se inscrever no processo seletivo da Secitec de Barra do Garças o interessado deve ir até a sede da escola técnica, apresentar um documento com foto e preencher um formulário de inscrição.

A inscrição, que é gratuita, segue até o dia 06 de maio e pode ser feita das 8hs às 11hs, das 14hs às 16h30, e das 20hs às 22hs. O candidato que estiver internado em alguma unidade hospitalar tem a opção de participar da prova do processo seletivo. Basta um responsável do enfermo fazer a inscrição e solicitar 48 horas antes da prova o direito de avaliação, para que o candidato hospitalizado faça o exame no ambiente hospitalar. Já a candidata que tiver necessidade de amamentar durante a prova deve protocolar na unidade educacional, até 4 dias antes da prova, uma solicitação de atendimento especial. A candidata obrigatoriamente terá de levar no dia do exame um acompanhante que ficará responsável pela guarda da criança.

PROVA

A prova do processo seletivo está marcada para ser realizado em três períodos. De acordo com o diretor da unidade educacional, Antônio Soares Gomes, os candidatos vão enfrentar o exame no mesmo período em que ocorrem as aulas. Os cursos Vendas e Meio Ambiente será realizado pela manhã e sendo assim os candidatos matriculados em ambos os cursos vão enfrentar a prova no período matutino, ás 6h30, no dia 16 de maio.

Já os interessados em cursar Segurança do Trabalho, Saúde Bucal e Enfermagem, estes ministrados à tarde, irão passar pelo processo seletivo às 12hs do dia 17 de maio. E os inscritos em Guia de Turismo e Edificações, cursos realizado a noite, vão passar pela prova às 18hs de 18 de maio.

O gabarito preliminar do processo seletivo, que conta com 50 questões, sendo 25 de português e 25 de matemática, será divulgado no dia 19 de maio. As matrículas começam no dia 25 e segue até o dia 31 de maio. Já as aulas estão previstas para começar em 06 de junho. A Escola Técnica de Barra do Garças fica na rua Xavante, esquina com a Independência, s/n, Centro

Processo seletivo da escola técnica de Sinop será em maio

Fonte:Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

Será divulgado quarta-feira (27) os locais das provas da escola técnica de Sinop, marcada para o dia 8 de maior. Mais de 2 mil candidatos estão inscritos para concorrer uma das 560 vagas nos cursos de secretariado, agronegócio, informática, meio ambiente, agropecuária, enfermagem, segurança do trabalho, administração, edificações e agropecuária, este ultimo será ministrado no município de Marcelândia.
No exame, o candidato responderá um questionário com 50 questões, sendo 25 de português e 25 de matémática. A prova está prevista para iniciar às 12h. O gabarito do processo seletivo será divulgado no dia 9, e a lista dos aprovados estará disponível no mesmo endereço, a partir do dia 23. As aulas estão previstas para começar em junho.

ESCOLA TÉCNICA DE RONDONÓPOLIS

A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis divulga nesta terça feira 26 de Abril, conforme edital de nº001/2011 item 13.1, resultado oficial 1ª chamada dos aprovados para os cursos técnicos oferecidos. Ao todos são 280 vagas distribuídos em 06(seis) cursos. Conforme o mesmo edital a matricula começa nesta terça 26/04 e vai até 29/04. as aulas inicia dia 02/05/2011 e a 2ª chamada dos aprovado juntamente com a matricula está previsto para o dia 02/05/2011.
Para maiores informações os candidato poderá acessar o site da Secitec. www.secitec.mt.gov.br ou entrar em contado na Escola Técnica de Rondonópolis pelo fone (66)3422-0523.

Institutos federais estão autorizados a contratar professores e técnicos

Educação profissional


Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no país. Portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que será publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira, 25, altera anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais. Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.

O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.

Histórico - Antes da existência do banco e do quadro de referência, as instituições necessitavam pedir autorização do MPOG cada vez que servidores se aposentavam ou se desligavam da escola.

Assessoria de Comunicação Social