quarta-feira, 20 de julho de 2011

Últimos dias para se inscrever ao MT Preparatório

Redação 24 Horas News

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) promoverão no próximo dia 11 de agosto o início das aulas do MT Preparatório Social. O programa ofertará gratuitamente aulas de preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Desenvolvido pela Secitec, o MT Preparatório terá atividades nos 141 municípios mato-grossenses. As aulas serão realizadas em 193 locais, entre escolas e entidades parceiras.

A coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Elissandra Vaz, informa que o curso será ministrado no contra turno escolar das unidades estaduais de ensino. Ela também conta que os diretores das escolas estão elaborando “listagem com nomes dos alunos do terceiro ano do ensino médio interessados em participar do cursinho”.

Nesse sentido ela explica que as escolas que não quiserem ofertar as atividades no contra turno, poderão incluí-las na grade de conteúdos disponibilizados nos horários regulares.

Modalidade

O MT Preparatório trata-se de uma modalidade de ensino à distância, constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo. Além disso, os alunos receberão material didático.

Os pontos de transmissão são instalados em escolas públicas (estaduais e municipais), distribuídos em todas as cidades do Estado.

Inscrições

As inscrições para as 20 mil vagas do programa foram abertas no último dia 04 e vão até o dia 20, deste mês. Os alunos de escolas públicas que cursam o terceiro ano do ensino médio têm prioridade no preenchimento das matrículas. Os interessados devem procurar a direção de suas respectivas unidades, para se inscreverem.

Os estudantes que concluíram a educação básica em unidades públicas deverão se inscrever no site da Secitec. As vagas remanescentes deverão ser preenchidas por alunos do segundo ano do ensino médio.

Secitec e Seduc alteram e-mail para as escolas inscreverem alunos

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciam que foi alterado o e-mail para o envio das inscrições dos alunos das escolas técnicas de Educação Profissional e Tecnológica e das instituições conveniadas, além também dos matriculados no 3° ano daquelas unidades estaduais contempladas com o programa ‘MT Preparatório’.

A direção das escolas de ensino deve encaminhar a lista dos aprovados (em formato de planilha eletrônica), contendo o nome do aluno, CPF e RG, para o e-mail: mtpreparatorio@fundetecmt.org.br até as 17 horas de quinta-feira (21.07), para efetivação das matrículas.

A Secitec e a Seduc informam que o envio dos inscritos via e-mail só é válido para a direção das instituições que participam do programa estadual. Os que terminaram o Ensino Médio e os estudantes do 2° ano deverão entrar no endereço eletrônico http://www.fundetecmt.org.br/mtpreparatorio/ para efetivar a matrícula.

O ‘MT Preparatório’ oferece gratuitamente aulas de preparação para Vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concurso público. Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, o programa oferta cerca de 20 mil vagas em todos os 141 municípios de Mato Grosso.

Mais informações: (65) 3613-0124/9982-6498.

Campus de Rondonópolis contrata professor para área de Física

Redação 24 Horas News


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma vaga para professor temporário do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), campus de Rondonópolis, na área de Física. Os candidatos devem ter graduação em Física, e disponibilidade para trabalhar em regime de 40 horas, nos períodos matutino, vespertino e/ou noturno.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho. Os interessados devem procurar a secretaria do Departamento de Matemática/ICEN, no campus de Rondonópolis, das 13h às 17h, munidos de documentação pessoal, curriculum-vitae documentado e declaração de não ter sido contratado por nenhuma instituição federal de ensino superior nos últimos 24 meses.
O processo de seleção será realizado nos dias 27 e 28 de julho. Os candidatos serão avaliados por meio de análise de currículo e prova didática. O resultado será divulgado no dia 29 de julho, a partir das 13 horas, no Departamento de Matemática, campus de Rondonópolis.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3422 0618, ramal 214.

Alunos do IFMT recuperam fontes de computadores em aulas sobre eletricidade

Redação 24 Horas News


Para trabalhar conhecimentos sobre eletricidade e facilitar o aprendizado de temas como eletrodinâmica e eletromagnetismo, o professor de Física do IFMT/Campus Cáceres, Cristiano Rocha da Cunha, desenvolve Projeto de Recuperação de Periféricos de Computadores envolvendo os alunos do 3º semestre do curso técnico em Redes de Computadores. O trabalho consiste na fundamentação teórica e aplicação prática dos conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Eletrônica Básica e resulta em recuperação de fontes de computadores do campus.

“As aulas são dinâmicas porque os alunos aprendem os conceitos de eletrônica trabalhando em computador. Aprendem funções de componentes como resistores, capacitores, diodos e outros e visualizam o funcionamento de circuitos elétricos que contenham esses componentes. Identificam periféricos queimados e substituem por componentes de outra fonte, sem que haja gastos”, explica o professor.

No segundo ano de realização, o projeto já recuperou 30% das fontes de computadores estudadas pelos alunos. Elas são devolvidas ao setor de Tecnologia de Informação do campus para reutilização.

“Além de trabalharmos os conceitos da disciplina, promovemos uma otimização da verba pública, uma vez que esses periféricos recuperados não necessitam ser substituídos. Nosso objetivo ainda é melhorar esse índice de aproveitamento e buscar a recuperação de outros tipos de periféricos”, afirma Cristiano.