terça-feira, 26 de julho de 2011

SEM-EDUCAÇÃO OU SENDUCAÇÃO

Para ver na versão inglês click aqui
To see the English version click here


Como diria um velho caipira ao ser tratado por certo rapaz “Aquele rapaz é muito senducação”. Nos dias de hoje o que é correto, expressar ou escrever bem? Vivemos em uma sociedade onde os princípios básicos da educação estão sendo trocado por interesse pessoal, diversos conceitos e metodologia educacionais foram se perdendo devido a vários fatores que desestimula a característica do individuo. A falta de comprometimento por parte do governo com os profissionais da educação e com a estrutura da unidade de ensino, a falta de empenho com a educação por parte de alguns educadores cujos seus valores estão somente fruir com a atividade, e por fim os alunos que a cada dia se sente mais e mais debilitado com o ensino praticado nas escolas brasileiras.
O que vemos hoje no cenário da educação, seja ela em toda sua esfera, é que a pratica de uma nova adaptação pedagógica está arruinar-se devido a conceito adquiridos na própria formação dos educadores. Para Piaget o mecanismo de adaptação a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas, incorporando a realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades. Para Paulo Freire um dos grandes educadores deste país, a educação deve ter uma visão plena do aluno, e educar com coragem e audácia apesar do desrespeito e da desvalorização do trabalho do professor em todos os níveis. Mas o que vivenciamos no nosso cotidiano é a contramão da realidade, e os valores culturais estão se fundindo em uma postura de responsabilidade errônea, pois a atividade educativa não se limita ao caso particular do sistema formal de educação não é ela privilégio do educador e sim de toda a família, igreja, sociedade grupos políticos e sociais.
Jovens do Ensino Médio e também do ensino superior durante seus estudos utilizam-se de recursos inadequados para conseguir notas em disciplinas. Perante uma desculpa esfarrapada da falta de tempo, entregam aos professores textos e trabalhos copiados da internet. Mas será que o grande erro esta no educador ou no educando, como diz Paulo Coelho no Livro Brida, “nem todo mundo anda errado, até mesmo um relógio quebrado está certo duas vezes ao dia”. Os motivos que levam estudantes a fazer cópia de trabalhos e apresentar são vários, e estão relacionados à sua formação inicial, até o ensino médio. Os estudantes estão despreparados em relação à escrita, eles têm dificuldade em assimilar o que leram no texto.
Especificamos idéias, não abdicamos idéias, discorremos aulas, não debatemos ou discutimos. Cogitamos sobre o educando, não trabalhamos com ele. Atribuirmos uma ordem a que ele não adere, mas se acomoda. Não lhe oferecemos meios para pensar real, porque embolsamos as expressões que lhe damos simplesmente as guarda. Não as incorpora porque a incorporação é o resultado de busca de algo que exige, de quem o tenta, esforço de recriação e de procura. Exige reinvenção (FREIRE, 2001, p. 104).
O que se relaciona o bom professor e o bom aluno está na qualidade de ensino, onde o dialogo esteja sempre presente, criando uma relação de aprendizagem e alto critica, engajando professores e alunos na construção do conhecimento, onde todos ensinam e todos aprendem. O comprometimento com a educação é a essência da perfeição e junto com o empenho está o compromisso profissional, o que faz com que o educador a viva profundamente suas práticas educacionais, a fim de manter a coesão sobre seus valores e atitude. Desta maneira formaremos seres capazes de pensar e não de colar, seres que possam decidir que futuro estabelecer a uma nova sociedade, onde a mesma não seja uma massa sem fermento, manipulada por seres cujo caipira no começo texto diz “senducação”.


Carlos Eduardo Silva Modolon
Graduado em Administração
Pós-graduando em Meio Ambiente

Entrega de cargos para Silval não é pressão, diz Eliene

http://www.sonoticias.com.br

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), deputado federal licenciado Eliene Lima, afirmou, ao Só Notícias, que o governador Silval Barbosa (PMDB) terá total autonomia para decidir se mantém ou não ele e os demais membros da atual gestão que estão saindo do PP e migrando para o Partido Social Democrático (PSD). Para Eliene, a declaração do presidente da Assembleia Legislativa e da comissão provisória do PSD, José Riva, que os membros do novo partido teriam que devolver os cargos, "não é uma forma de pressionar" e sim de deixar Silval livre para a melhor decisão.

"A minha leitura sobre a opinião do Riva não é de fazer nenhum tipo de cobrança ou fazer pressão. Ele [Riva] sugeriu esta medida [entrega dos cargos] de todos que vão para o PSD, e estão no governo, para que o governador Silval Barbosa se sinta a vontade para dar o devido espaço que nosso novo partido merecer. Esta medida foi uma sugestão do Riva", explicou, em entrevista ao Só Notícias.

Eliene disse que prefere ser legislador [ele foi reeleito no ano passado como deputado federal]. No entanto, na oportunidade em que Silval estava montando o governo a área destinada para seu atual partido, o PP, era na educação. Como havia o compromisso de contemplar os suplentes e Eliene por ter afinidade nesta área [ele é professor], ele acabou assumindo o posto para dar a oportunidade ao segundo suplente de deputado federal Neri Geller ir para o Congresso Nacional.

De acordo com o secretário (que é deputado federal licenciado), mesmo com esta preferência, assumiu o comando da secretaria e pediu o compromisso do governador para terminar o trabalho que pretendia realizar. Eliene disse que a implantação do "MT Preparatório" está atingindo os 141 municípios do Estado e também já está em busca da implantação do Parque Tecnológico em Mato Grosso. "São meus dois principais trabalhos. O MT Preparatório já está se consolidando e agora estamos buscando recursos para o Parque Tecnológico. Quando assumi a secretaria pedi ao governador compromisso de ficar até finalizar meus projetos. Gosto de terminar tudo que inicio e este é meu compromisso com o governo", ressaltou.

Esta semana, Riva afirmou que a nova agremiação apoiará o governo, mas quer a independência partidária. Esta "independência" viria com a entrega de todos os cargos ocupados por membros do futuro partido. Desta forma, Eliene teria que voltar ao posto de deputado federal e assim tirar a vaga que está sendo exercida por Geller na Câmara dos Deputados.

As inscrições do ‘MT Preparatório’ Foram prorrogadas

Foram prorrogadas até o dia 05 de agosto as inscrições do programa educacional ‘MT Preparatório’. A decisão de estender o prazo aos interessados em ter acesso às aulas gratuitas preparatórias para o Vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e concurso público foi tomada após um grande número de pedidos para que o período de inscrição fosse ampliado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), que em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) organiza o programa, a prorrogação das inscrições atinge todos os níveis de categorias contempladas pelo ‘MT Preparatório’: estudantes das escolas técnicas profissionalizantes do Estado, alunos do 2º e 3º anos das escolas públicas, e concluintes do Ensino Médio.

De acordo com o secretário adjunto da Secitec, Adriano Breunig, as regras do edital inicial continuam as mesmas. Ele explica que os alunos do 2º ano, concluintes do Ensino Médio e os matriculados no 3º ano das escolas públicas onde não ocorrerão as aulas preparatórias terão que fazer a inscrição via internet, pelo site da Seduc ou da Secitec.

Já os alunos do último ano do Ensino Médio das escolas estaduais contempladas pelo programa e os das escolas técnicas deverão procurar a direção escolar de onde estudam, para avisar o interesse em participar das aulas. Com isso os diretores ficarão com a responsabilidade de encaminhar a lista dos alunos (em formato de planilha eletrônica), contendo o nome do aluno, CPF e RG, para o e-mail: mtpreparatorio@fundetecmt.org.br até as 17hs do dia 10 de agosto.