sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educação profissional Brasil e México atuam juntos em aeronáutica e certificação

MEC 19 DE AGOSTO 2011

Representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) estarão na Cidade do México, de segunda-feira, 22, até quinta, 26, para avaliar e monitorar projetos desenvolvidos em colaboração bilateral. O primeiro encontro dos brasileiros com especialistas mexicanos ocorreu no ano passado.

No primeiro semestre deste ano, foi desenvolvido projeto de fortalecimento da educação profissional no México, nas áreas de aeronáutica, energias renováveis e telecomunicações. Na área de educação a distância, será iniciado, ainda neste segundo semestre, projeto de cooperação do Instituto Federal do Paraná.

São responsáveis pela cooperação com o México os institutos federais Fluminense, na área de telecomunicações; de São Paulo, aeronáutica; do Maranhão, energias renováveis; do Paraná, educação a distância.

Dois professores de cada instituição estiveram no México para fazer a apresentação das áreas de atuação de cada unidade. Posteriormente, equipes mexicanas vieram ao Brasil para conhecer a estrutura da educação profissional do país, os programas implementados e o funcionamento dos laboratórios das áreas envolvidas na cooperação.

As ações de cooperação internacional são desenvolvidas em parceria com o Colégio Nacional de Educação Profissional e Técnica do México e com o Instituto Mexicano de Educação Profissional. No Brasil, a missão é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação.

Ana Júlia Silva de Souza

Nenhum comentário: