segunda-feira, 27 de junho de 2011

Academia de Polícia Militar irá receber aulas do MT Preparatório

Não serão apenas nas escolas estaduais e municipais os locais para a realização do MT Preparatório. Entidades públicas também serão contempladas pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) para participarem do maior programa de ensino à distância do Centro-Oeste. É o caso da Academia de Polícia Militar Costa Verde, que assim como os mais de 100 municípios do Estado, receberá os equipamentos tecnológicos para poder reproduzir as aulas transmitidas via satélite.

A confirmação de que a academia responsável por formar oficiais da Polícia Militar do Estado também será contemplada pelo programa MT Preparatório foi dada na manhã de terça-feira (14.06) pelo secretário da Secitec, Eliene Lima, ao comandante da Academia, tenente-coronel PM Otomar Pereira.

No 1º encontro entre o titular da Secretaria e o oficial da PM ficou definido que os alunos da Academia e a população dos arredores do centro de formação de oficiais terão a oportunidade de participar do ensino por intermediação tecnológica. Temos auditórios que comportam um grande número de alunos, com possibilidade de aulas nos três períodos matutino, vespertino e noturno. Nossa intenção é abrir os portões à comunidade e assim ajudar nossos oficiais a se qualificar, comenta Otomar Pereira.

A Academia de Polícia Militar Costa Verde possui seis salas de reuniões, sendo duas delas hoje disponíveis para a realização do MT Preparatório.

PROGRAMA

O MT Preparatório é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo.

A proposta da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia de ensino por mediação tecnológica é atender aproximadamente 23 mil pessoas em todos os 141 municípios mato-grossenses.

Para colocar em prática o MT Preparatório, a Secitec fechou convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para eles disponibilizem local para abrigar no mínimo 50 alunos, estrutura cadeiras, bebedouros e banheiros-, monitor e um responsável pela segurança dos equipamentos tecnológicos.

Cada sala de aula será equipada com um kit composto por: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Com todos esses equipamentos instalados, o local passa ainda a oferecer aos alunos internet banda larga gratuita. O investimento para toda essa tecnologia, que tem dado bons resultados educacionais aos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, custou apenas R$ 15 milhões.

As aulas do MT Preparatório estão previstas para começar em agosto. Os alunos participantes ganharão todo o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo 100 vídeos-aulas.

As inscrições para os interessados serão feitas nos locais onde serão realizadas as aulas. Até o final de junho a Secitec define os municípios e as escolas onde serão ministradas as aulas do programa educacional.

Nenhum comentário: