segunda-feira, 27 de junho de 2011

Secretaria lança em julho curso "MT Preparatório"

Será lançado em julho o "MT Preparatório", que substitui nominalmente o "MT Pré Vestibular", programa criado em 2009 que é constituído por aulas em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo.

A proposta da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) de ensino por mediação tecnológica é atender aproximadamente 23 mil pessoas em no mínimo 70 municípios mato-grossenses. "Estamos atuando para instalar o programa nas 141 cidades do Estado. Nossa previsão é de colocar em funcionamento cerca de 200 salas, que contarão com aulas de preparação para o vestibular como o da Unemat, o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio- e até mesmo para concursos", comenta o secretário Eliene Lima.

Até o final do mês a Secitec definirá os municípios que receberão o curso e os locais e datas que serão feitas as inscrições. As aulas estão previstas para começar em agosto, com aulas nos períodos matutino e noturno, com conteúdos para o Enem e vestibular. Os alunos ganharão o material didático - livros encadernados e coloridos-, e mais um DVD contendo 100 vídeos-aulas.

Para colocar em prática o "MT Preparatório, a Secitec fechou convênio com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), para eles disponibilizem local para abrigar no mínimo 50 alunos, estrutura - cadeiras, bebedouros e banheiros -, monitor e um responsável pela segurança dos equipamentos tecnológicos.

De acordo com o secretário adjunto da Secitec, Adriano Breunig, cada sala de aula será equipada com um kit composto por: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Com todos esses equipamentos instalados, o local passa ainda a oferecer aos alunos internet banda larga gratuita.

O investimento para toda essa tecnologia, que tem dado bons resultados educacionais aos estados do Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí, custou apenas R$ 15 milhões. "Um estúdio de TV será montado na própria sede da Secitec, com ilhas de edição e três câmeras de alta tecnologia. Desse estúdio o professor ministrará a aula, cujas imagens serão exibidas em tempo real aos municípios atendidos. É como se fosse a transmissão de um programa ao vivo, a diferença é que o aluno poderá conversar com o professor", acrescenta Adriano Breunig.

Para operacionalizar o sistema, os tutores da Seduc e da Unemat passarão por treinamento. E até o final de junho a Secitec encerra o período de contratação de professores. "Vamos escolher aqueles educadores que reúnem boa didática frente às câmeras", explica o secretário estadual de Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário: