terça-feira, 28 de junho de 2011

Professores da UFMT avaliam indicativo de greve nesta terça-feira

Está marcado para esta terça-feira às 14h, a assembleia geral dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eles vão debater um único assunto: o indicativo de greve da categoria. A reunião será no auditório da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), em Cuiabá.

No dia 15, os professores realizaram assembleia para debater o assunto, mas não houve nenhuma decisão com uma nova reunião marcada para hoje. A possibilidade de greve passou a ser cogitada em protesto ao congelamento dos salários do funcionalismo federal até 2019, conforme prevê o Projeto de Lei Complementar 549/2009, atualmente em trâmite no Congresso Nacional.

Os professores discutem ainda o "sucateamento da estrutura física da UFMT; perdas salariais de mais de 152% nos últimos 12 anos e a medida aprovada no Congresso Nacional autorizando a admissão de professores temporários nas universidades federais".

Os servidores técnicos administrativos da universidade e de outras federais espalhadas pelos país, estão em greve desde o dia 6. No campus de Sinop, blibloteca, laboratórios, almoxarifado e coordenações estão fechados. Entre as reivindicações, está o aumento do piso salarial da categoria, que atualmente é de R$ 1.034, para três salários mínimos, o elevando para R$ 1.635.

Nenhum comentário: